O mercado do Food Service, que engloba a alimentação fora de casa e a aquisição de alimentos prontos ou semiprontos para consumo conveniente, tem se consolidado como um importante hábito dos brasileiros. Esse fenômeno torna-se facilmente compreensível quando analisamos a participação das mulheres no mercado de trabalho e o tempo dedicado ao preparo das refeições.
A presença feminina na população economicamente ativa praticamente dobrou nos últimos anos, e a imagem da dona de casa que passava horas na cozinha preparando refeições familiares, tornou-se cada vez mais rara. A falta de tempo para tarefas domésticas impulsionou o mercado de conveniência, onde a oferta de alimentos prontos ou semiprontos encontrou seu espaço, inclusive nas Padarias.
A praticidade na alimentação é uma realidade que vem ganhando força no Pará. As pessoas atualmente buscam atividades que otimizem seu tempo, e cozinhar deixou de ser a atividade mais atrativa. O mercado de Food Service surgiu para simplificar a vida daqueles que precisam conciliar carreira, vida pessoal e família. Além disso, os solteiros e as famílias que costumam cozinhar e comer em casa, mas desejam praticidade nos finais de semana, são importantes clientes nesse segmento.
No estado do Pará, essa tendência é evidente nas principais empresas do setor, que estão em constante evolução e aprimoramento. Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) abrangendo empresas formais e informais em todo o país, desde pequenas até grandes, revelou a importância do Food Service como um fator decisivo para o crescimento das Panificadoras.
A introdução de novos serviços, especialmente aqueles relacionados à administração que incentivam o Food Service, tem impulsionado os negócios nesse setor. A criação de áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados na hora, variações de receitas e outros serviços, transforma as Padarias em verdadeiros “Centros Gastronômicos”, capazes de receber, suprir e conquistar cada vez mais clientes.
Essa evolução constante das empresas de Panificação, Confeitaria e Food Service no Brasil, especialmente no estado do Pará, reflete a adaptação às demandas do mercado e o foco na oferta de experiências gastronômicas completas. As Padarias têm se destacado ao oferecer serviços de qualidade, produtos frescos e deliciosos, atendendo às necessidades dos consumidores em busca de refeições práticas fora de casa.
O mercado do Food Service já é uma realidade consolidada nas principais empresas de Panificação do Pará, e o Sindicato de Panificação e Confeitaria – Sindipan-PA, tem atuado para fornecer orientações e apoio para as empresas manterem-se em constante aprimoramento para atender às demandas dos clientes e proporcionar uma experiência gastronômica diferenciada. A busca por praticidade, conveniência e qualidade na alimentação impulsiona o setor, tornando as padarias verdadeiros centros gastronômicos e referências na indústria de Food Service.